Você já desenvolve marketing de posicionamento na internet? Se você tem um negócio online ou quer começar um, esse é um dos principais desafios que você vai enfrentar. Afinal, a internet é um ambiente competitivo e dinâmico, onde milhares de empresas disputam a atenção dos consumidores.
Para se destacar nesse cenário, você precisa de uma estratégia de marketing digital eficiente e atualizada, que te ajude a atrair o seu público-alvo, gerar valor para os seus clientes e converter visitantes em compradores.
Mas como fazer isso? É isso que vamos te mostrar neste guia completo sobre como posicionar os seus produtos e serviços na internet.
Neste guia compartilharemos quatro das melhores práticas para construir um trabalho de marketing de posicionamento na internet e listaremos recursos e ferramentas que devem ser considerados neste objetivo de ampliar a visibilidade do seu negócio nos meios digitais.
Monte uma estratégia para posicionamento de palavras-chave
Montar uma estratégia dos posicionamento de palavras-chave é essencial para conseguir resultados positivos no marketing digital. Selecionar as palavras-chave mais relevantes e utilizá-las dentro do seu conteúdo, favorecem o posicionamento orgânico e ajudam ainda na visibilidade do seu produto ou serviço. Portanto, não deixe de dedicar tempo e colaboradores em descobrir quais são os melhores termos para atingir o seu público-alvo.
Para montar uma boa estratégia de palavras-chave, você deve seguir alguns passos:
- Faça uma pesquisa de mercado para entender quais são as necessidades, desejos e dores do seu público-alvo.
- Analise os seus concorrentes e veja quais são as palavras-chave que eles estão usando em seus sites e anúncios.
- Escolha as palavras-chave que tenham um bom volume de busca, mas que não sejam muito competitivas ou genéricas demais.
- Crie uma lista de palavras-chave primárias e secundárias que se relacionem com o seu produto ou serviço.
- Use as palavras-chave nos títulos, subtítulos, introduções, corpo do texto, imagens, links internos e externos dos seus conteúdos.
Utilize Ferramentas de Análise estratégicas em sua campanha
Além de usar as palavras-chave corretas, utilize ferramentas como o Google Ads que irão ajudá-lo a alcançar um bom posicionamento para os seus anúncios e conteúdos. Esta ferramenta poderá avaliar com precisão e detalhamento as palavras mais adequadas para a sua campanha, melhorando assim o desempenho e colocando sua marca nos resultados mais relevantes.
O Google Ads é uma plataforma de publicidade online que permite criar anúncios personalizados para diferentes tipos de objetivos: aumentar o tráfego do site, gerar leads qualificados, aumentar as vendas online ou offline etc. Você pode segmentar os seus anúncios por localização geográfica, idade, sexo, interesses, comportamentos, palavras-chave etc.
Para utilizar o Google Ads da melhor forma possível, você deve seguir algumas dicas:
- Defina um orçamento diário ou mensal para a sua campanha
- Escolha um tipo de lance adequado ao seu objetivo (custo por clique – CPC; custo por mil impressões – CPM; custo por aquisição – CPA etc.)
- Crie grupos de anúncios com temas específicos
- Escreva textos atrativos que chamem a atenção do usuário
- Use imagens ou vídeos que complementem a sua mensagem
- Teste diferentes versões dos seus anúncios
- Acompanhe os resultados da sua campanha através das métricas disponíveis (cliques, impressões, taxa de cliques – CTR; custo por clique médio – CPC médio; conversões etc.)
Desenvolva estratégias de SEO com foco no marketing de posicionamento na internet
Ao aplicar boas práticas de SEO (Search Engine Optimization), você consegue melhores resultados nas buscas orgânicas. Além disso, conteúdos relevantes geram maiores chances de conversão e obtêm reconhecimento na sua área de atuação.
Para isso, desenvolva estratégias que otimizem os seus conteúdos para os mecanismos de busca e aumentem o tráfego orgânico para o seu site são um fator importante para quem visa estabelecer um trabalho de marketing de posicionamento na internet. Algumas das estratégias de SEO que você pode aplicar são:
- Use as palavras-chave nos elementos estruturais do seu site (URLs, meta tags, headings etc.)
- Crie conteúdos originais e de qualidade que respondam às dúvidas e necessidades do seu público-alvo
- Use links internos e externos que enriqueçam o seu conteúdo e melhorem a navegação do usuário
- Otimize a velocidade de carregamento do seu site
- Adapte o seu site para dispositivos móveis
- Crie um sitemap e um arquivo robots.txt para facilitar a indexação do seu site pelos buscadores
Crie conteúdos atraentes que tragam autoridade para o seu site
O Marketing de Conteúdo deve ser pensado para as pessoas que compõem seu público. Por isso, crie conteúdos que sejam relevantes, informativos e educativos para o seu nicho de mercado. Assim, você poderá atrair e engajar os seus potenciais clientes e fidelizar os seus atuais.
Além disso, criar conteúdos de qualidade também traz autoridade para o seu site, pois demonstra que você tem conhecimento e experiência sobre o assunto que aborda.
Para criar textos atraentes que tragam autoridade para o seu site, você deve seguir algumas dicas:
- Defina uma persona para o seu público-alvo
- Faça um planejamento editorial com temas e formatos variados
- Use técnicas de copywriting para escrever textos persuasivos
- Use recursos visuais como imagens, vídeos, infográficos etc. para ilustrar os seus conteúdos
- Ofereça materiais ricos como e-books, webinars, podcasts etc. para gerar leads qualificados
- Divulgue os seus conteúdos nas redes sociais e em outros canais de comunicação
Agora que você já sabe como posicionar os seus produtos e serviços na internet, não perca tempo e comece a colocar em prática as dicas que compartilhamos neste guia. Lembre-se que o sucesso do seu negócio depende da sua capacidade de se adaptar às mudanças do mercado e às necessidades dos seus clientes.
Esperamos que este guia tenha sido útil para você. Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com os seus amigos nas redes sociais e deixe um comentário abaixo com a sua opinião ou dúvida. Conte com a Evolua Consultoria em suas demandas de comunicação, ficaremos felizes em lhe apoiar em seu processo de desenvolvimento de estratégias de comunicação.