Crie conteúdo que vende e tenha mais sucesso nas suas campanhas!
Dicas para fazer suas campanhas de marketing serem um sucesso através de conteúdo que vende de verdade!

Criar conteúdo que vende efetivamente não é uma tarefa fácil. Além de precisar chamar a atenção do público, ele precisa ser eficiente em guiar as pessoas para a tomada de decisão, seja ela relacionada a uma compra direta ou outra ação. 

Para ajudá-lo nessa tarefa, reunimos algumas dicas de como criar conteúdo que vende e fazer suas campanhas de marketing terem mais sucesso: 

Conheça seu público-alvo 

Conhecer o público-alvo é fundamental para o sucesso de qualquer estratégia de marketing e com a redação de conteúdo publicitário (ou copy, copywriting e outros) não é diferente. Antes de começar a escrever qualquer coisa, é preciso entender quem são as pessoas que vão ler aquele conteúdo, qual problema seu produto ou serviço resolve para elas e quais benefícios ele oferece. 

Para isso, é importante fazer uma pesquisa de mercado para traçar um perfil do seu público-alvo. Algumas informações que podem ser úteis nesse sentido são: gênero, faixa etária, renda, localização geográfica (ou “CEP”), interesses, hábitos de consumo, entre outros. 

Com essas informações em mãos, você já será capaz de criar conteúdo que dialoga mais com o leitor e o leva a agir. Sem elas, fica muito mais difícil criar uma mensagem que faça sentido para ele e o convença a comprar ou contratar. 

Por fim, procure entender também o nível de conhecimento do seu público sobre o assunto que você está escrevendo. Por exemplo, se o público não sabe nada sobre um produto, é preciso explicar de forma clara e objetiva como ele funciona e quais são seus benefícios, enquanto um público que já está familiarizado pode receber informações mais aprofundadas e técnicas.  

Lembre-se: conteúdo que vende, é aquele feito sob medida para seu público-alvo.  

Use linguagem de conversação 

Utilizar uma linguagem de conversação torna seu discurso mais persuasivo. Isso significa escrever de forma mais natural e próxima da forma que as pessoas conversam, evitando termos muito técnicos e formais. 

Ela também ajuda na criação de uma identidade de marca, e torna o discurso mais humano e menos institucional. Isso é importante principalmente nos contextos que envolvem marketing digital, onde as empresas buscam se aproximar do público para criar conexões mais próximas e pessoais. 

A linguagem de conversação torna o conteúdo mais fácil de entender e mais atrativo por usar termos do cotidiano do público, e dessa forma tem mais chance de prender a atenção dele e levá-lo a agir. O conteúdo que vende mais é aquele que se parece menos com uma propaganda formal e mais com uma conversa.  

Apresente os benefícios do seu produto ou serviço 

Quando se trata de vender um produto ou serviço, é fundamental que o seu público saiba exatamente o que obterá ao adquiri-lo. Por isso, o conteúdo que vende apresenta de forma clara e objetiva os benefícios e vantagens do que está sendo vendido, destacando também como ele se diferencia da concorrência. 

Por essa razão, seu texto deve ser específico e apresentar a informação de forma concreta, por exemplo, em vez de dizer simplesmente que o seu produto é de alta qualidade, apresente o que especificamente faz a qualidade dele ser superior. 

Procure sempre se lembrar que um conteúdo que vende é aquele que apresenta benefícios e vantagens de forma clara e específica, mas que também se preocupa em utilizar uma linguagem atrativa para torná-lo interessante. 

Tenha um bom título 

Um bom título chama a atenção do leitor e desperta seu interesse em continuar lendo. Isso é ainda mais importante na era digital, onde as pessoas são expostas a uma quantidade enorme de conteúdo e é preciso se destacar para ser notado. 

Algumas dicas para criar títulos eficientes são: 

  • Faça perguntas, pois o leitor precisará continuar lendo para encontrar a resposta. 
  • Use números e faça listas: como “5 maneiras de…” ou “Os 10 erros mais comuns em…”, são atrativos por apresentarem a informação de forma clara e objetiva. 
  • Títulos que incentivam a curiosidade são eficientes em despertar interesse, como “Você sabia que…” ou “Descubra como…”, e etc. 
  • Seja específico: títulos muito genéricos não são tão atrativos quanto títulos que apresentam uma solução clara para um problema. 
  • Incluir palavras-chave no título ajuda no ranqueamento do conteúdo nos mecanismos de busca, o que dá mais visibilidade ao texto. No entanto, tome cuidado para não exagerar e comprometer a leitura do título com palavras demais. 

Um título criativo e bem feito pode ser a diferença entre um conteúdo que é lido e um que é ignorado. Sendo assim, dê atenção especial ao título do conteúdo usado na campanha.

Utilize técnicas de SEO 

Um dos principais objetivos do copywriting é guiar o público até a conclusão da compra, em outras palavras, é responsável por convencer o público a comprar.

Criar uma sequência lógica de argumentos que apresentam objetivamente os benefícios do produto ou serviço e como ele pode resolver os problemas do público, através de técnicas de storytelling por exemplo, é uma forma de fazer isso. 

Outra estratégia é criar uma chamada para ação, ou call to action (CTA), que incentiva seu público a agir. A chamada também deve ser clara e interessante, e o conteúdo será responsável por convencer o leitor a fazer o que o CTA está sugerindo.  

Dicas Finais 

Lembre-se: sempre inclua elementos de confiança e credibilidade no seu texto, como depoimentos de clientes satisfeitos, garantias de satisfação e certificações de qualidade. Esses elementos aumentam a confiança do público no produto ou serviço e facilitam a tomada de decisão. 

O copywriting é uma ferramenta fundamental para qualquer estratégia de marketing e branding de sucesso, isto é, ele permite criar textos que conectam e conversam com o público de forma atrativa e eficiente, aumentando as chances de sucesso das suas campanhas. 

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