Divulgar no Google Ads é uma excelente forma de atrair contatos e fazer vendas online.

O Google Ads – que anteriormente se chamava Google AdWords – é uma das plataformas de publicidade online mais famosas e populares do mundo. Há duas formas mais conhecidas de anunciar no Google Ads, uma é o Search Ads, que é quando seu site ou produto aparece como sugestão durante uma pesquisa na página principal do Google. A outra forma é o Display Ads, que posiciona seu conteúdo publicitário em banners de sites, vídeos e aplicativos de celular baseado em parâmetros pré-definidos de características e preferências do seu público-alvo. 

Vale lembrar que os Search Ads e os Display Ads são configurados em e direcionados para redes diferentes, sendo precificados de maneira distinta: Os Search Ads usam o modelo de links patrocinados em PPC (Pay-per-click) onde o anunciante paga cada vez que um usuário clica no anúncio. 

Já os Display Ads operam através de lances, e você pode configurar diferentes estratégias para sua campanha dentro desse modelo, como:

  • CPA (“cost-per-action” – custo por ação);
  • CPC (“cost-per-click” – custo por clique);
  • CPM (“cost-per-thousand-impressions” – custo por mil impressões, ou custo por impressões);
  • ROAS (“return on ad spend” – retorno gerado pelo gasto em campanha publicitária).

Agora que você já conhece as duas principais formas de divulgar no Google Ads, trouxemos 4 dicas para você arrasar na sua campanha Google e obter excelentes resultados: 

Estabeleça os objetivos ao divulgar no Google Ads 

Antes de mais nada, saber o que você quer obter ou alcançar com sua campanha é fundamental para configurá-la corretamente, não apenas para acertar na escolha do público-alvo, como também para mensurar quanto tempo será preciso para atingir tais objetivos e orçar o custo que esse investimento requer.  

Acerte na escolha das palavras-chave

Definidos os objetivos, hora de escolher as palavras-chaves, são as palavras que os internautas digitam na barra de pesquisa quando procuram coisas relacionadas a sua empresa ou produto. Desta forma, se você vende sapatos, pode usar “sapatos” e “calçados” como palavras-chave.  

Identifique e defina seu público-alvo 

Agora que você tem os objetivos da sua campanha definidos e escolheu suas palavras-chave, chegou a hora de decidir quem vai ver os seus anúncios. Esse passo se chama segmentação, e é o que faz seus anúncios serem mostrados apenas para os internautas que estão mais inclinados a comprar seu serviço ou contratar seus serviços. Vamos seguir com o exemplo anterior: se você vende sapatos, pode escolher sapatarias e lojas de calçados como público-alvo. 

Escolha uma estratégia de lance  

Por fim, se você optou por usar links patrocinados – os Search Ads – vai precisar definir seu CPC (custo por clique) considerando o tempo que a campanha irá durar e quanto orçamento você tem disponível. Por exemplo, se definir o valor de 1 real por clique, então cada vez que alguém clicar no seu anúncio, você pagará 1 real.

Além disso, caso tenha optado por uma campanha de Display Ads, vai precisar definir uma estratégia de lance levando em conta os mesmos fatores como duração da campanha e orçamento disponível. Sendo assim, a Google Display Network exibe primeiro os anúncios que definiram lances maiores para seus displays: primeiro os lances de 1 real, depois os de 0,99 centavos, depois os de 0,90 e assim por diante, até chegar nos lances de menor valor. 

Como pode ver, divulgar no Google Ads é um assunto complexo, com que exige algumas competências como visão estratégica, domínio da ferramenta e tempo para estudo e observação das campanhas. Em outras palavras, dado o trabalho necessário, é altamente recomendável delegar estas atividades para profissionais que tenham o preparo e a prática necessária para gerenciar as campanhas de Google Ads da sua empresa. Apesar de soar como um custo-extra, na verdade gera economia, visto que um profissional terá a habilidade necessária para otimizar os resultados e fazer com que você utilize o saldo da campanha da forma mais inteligente e com o máximo de retorno.

Nesse sentido, a Evolua Consultoria disponibiliza uma consultoria em campanhas de Google Ads para seus clientes, sendo esta uma das estratégias mais utilizadas por quem busca maximizar o volume de contatos e conversões. Acesse nosso site e converse com um dos nossos especialistas para saber mais sobre como podemos ampliar a sua captação de leads por meio desta e de outras ferramentas.