O que é marketing de conteúdo?
Atualmente, cada vez mais empresas estão começando a se interessar pelo marketing de conteúdo. Afinal de contas, é uma ótima maneira de se comunicar com os clientes e fazê-los se interessarem por seus produtos e serviços.
O marketing de conteúdo é uma forma de atrair, engajar e reter clientes. É também uma das formas mais eficazes de construir um relacionamento duradouro com seu público, com maior probabilidade de retornar se sentir que está recebendo algo em troca. O objetivo central é gerar leads, aumentar as vendas e construir um público que continuará voltando ao longo do tempo.
Qual a vantagem de trabalhar com marketing de conteúdo?
Na era digital, somos bombardeados com centenas de mensagens a cada dia. As pessoas perderam a atenção para ler textos longos como esse que você está lendo agora. É impossível para qualquer empresa se destacar se não criar conteúdo que cative seu público-alvo e os mantenha engajados por mais de alguns segundos. O marketing de conteúdo é uma ótima maneira de atrair e reter clientes, assim como aumentar o reconhecimento da marca, construir confiança, engrandecer a fidelidade do consumidor e a sua fidelidade.
O marketing de conteúdo pode ser usado para:
● Atrair novos clientes para seu negócio e aumentar o conhecimento da marca.
● Melhorar sua classificação nos motores de busca criando conteúdo de alta qualidade que atraia links de outros portais, o que aumenta a autoridade do seu site aos olhos da Google (também conhecido como “construção de links”).
● Levar a um tráfego mais orgânico- ou seja, pessoas que o encontram sem nenhum anúncio pago.
Como fazer um bom marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo permite atrair novos clientes, aumentar as vendas e ganhar exposição utilizando as plataformas de outras pessoas. Há também a opção de você criar seu próprio site e conteúdo exclusivo, usando técnicas para o ranqueamento e retenção de visitantes. Não é uma tarefa fácil – pesquisar os pontos de dor de seu público-alvo, criar conteúdo valioso com base nessas percepções, só então promover por múltiplos canais leva tempo e recursos. Mas se você estiver disposto a encarar o desafio, pode ser exatamente o que sua empresa precisa para atingir novos patamares dentro de seu nicho de mercado.
Foco nas dúvidas e dores do usuário
Para tirar dúvidas e opiniões sem base, é de extrema importância você ter noção qual a causa que faz o cliente se interessar no seu produto. Pesquisas de mercado e definição da persona é a maneira mais eficaz de descobrir seu público-alvo. Entendendo a “dor” do cliente, você terá a estratégia certa para conquistá-lo e ele buscará a solução dentro de seu marketing de conteúdo.
● Foco nas dúvidas e dores do usuário.
● Criar conteúdo para diferentes tipos de clientes com base na mesma persona.
● Utilizar as palavras-chave e termos corretos.
● Influenciar o cliente a tomar a decisão que irá solucionar sua “dor”
● Manter consistência na produção e disseminação do conteúdo postado.
Ofereça informações e respostas
A dor é a causa e a solução é a busca do cliente. Tenha em mente que o desejo final da persona é sentir esperança de encontrar a solução para seu problema. Fornecer informações e obter respostas é a parte mais importante do marketing de conteúdo. E por quê? A resposta é simples, as pessoas estão sempre atrás de uma explicação para suas dúvidas. Se você fornecer a solução, elas sempre irão retornar ao conteúdo que você está divulgando. Crie um laço de fidelidade e preocupação com seu público.
Utilize palavras-chave e termos específicos
Na escrita de artigos e conteúdo não existe fórmula mágica para escolher as palavras certas. Mas aqui vão algumas dicas essenciais sobre marketing de conteúdo.
● Use ferramentas de ajuda como SEMRush e Google Analytics, por esses aplicativos você terá uma pesquisa ampla de palavras-chave que estão em alta ou com grande potencial de engajamento.
● Use palavras-chave que descrevem com precisão o seu produto, seja vendas ou palavras essenciais no texto.
● Evite palavras de ligações e preenchimentos (“da”, “um”, “ou”).
● Tenha cuidado com frases longas e arrastadas. Seus leitores são mais propensos a continuar a leitura com frases simples.
● Espaço em branco entre parágrafos e linhas dentro de cada parágrafo! O tamanho correto da fonte também pode ajudar a facilitar a leitura.
Crie conteúdo para diferentes tipos de clientes
Existem inúmeras maneiras de criar conteúdo para sua base de clientes. Exemplo, você pode criar artigos mais detalhados, com tópicos diversificados abordando o assunto detalhadamente de uma forma objetiva. Criar um e-book também é altamente recomendado, você pode concentrar nele um conteúdo que aborda o problema específico que seu cliente enfrenta. Exemplo (manuais, auto-ajuda, receitas, dicas de exercícios, etc).
Quando se cria conteúdo para vários tipos de clientes é apenas outra forma de pensar sobre as necessidades e desejos que eles buscam.
● Os clientes querem valor – Se os clientes não veem nenhum valor no que você lhes oferece, então eles não irão consumir seu produto ou conteúdo.
● Portanto, certifique-se de que qualquer tipo de conteúdo que você criar tenha valor real para as pessoas que mais precisam dele.
Mantenha a constância na produção e divulgação
A consistência de produção e disseminação de conteúdo é um fator importante para garantir o tão sonhado engajamento no marketing de conteúdo. Deve-se garantir que a escrita e o estilo sejam similares em todos os materiais que você publica. Assim se cria uma identidade e autoridade única de sua marca. É muito importante que os clientes vejam uma imagem de marca clara quando visitarem seu website ou perfis de mídia social, para que se sintam confortáveis em interagir com ele. Listas de email e canais de mídias sociais com boletins diários ou semanais são aliados exímios para reter público. Uma agenda ou cronograma é uma ferramenta que irá facilitar muito sua produção e postagem do conteúdo em horários determinados. É fundamental manter seus níveis de interesse suficientemente altos para que os mesmos continuem lendo mais artigos após se inscreverem.
Como funciona a consultoria em marketing de conteúdo?
Marketing de conteúdo hoje é um dos meios mais fáceis de se divulgar um produto ou campanha sem muitos custos. O retorno de uma boa estratégia sempre irá gerar um bom rendimento e divulgação para sua marca. Caso você já tenha o produto que irá comercializar, uma consultoria de marketing de conteúdo pode ajudar você com a criação de design, monitoramento e pautas ao redor da persona dos seus futuros clientes.
Se você tiver condições de investir no trabalho desses profissionais, saiba que terá suporte completo para seu negócio. Com o plano de marketing de conteúdo montado, metas e estratégias definidas é só trabalhar duro e aguardar o resultado.