Landing Page é uma página de oferta direcionada para um perfl de público.

É comum pensar em um website com uma página estática que apenas fornece um resumo sobre seu negócio para o visitante, certo? Errado! O website tem várias maneiras de uso, você pode ter várias páginas em seu site, cada uma com um objetivo e proposta diferente!

Imagine, por exemplo, uma grande clínica médica, onde cada sala tem um especialista diferente de determinada área.Você pode agora mesmo aprofundar no assunto e construir estas páginas imediatamente. Elas são essenciais para uma presença digital que converta em lucros.

Para que serve uma Landing Page?

A Landing Page, também chamada de “página de destino” ou “página de aterrissagem”. É uma página web que tem o objetivo de promover serviços e produtos através de uma ligação direta com seu público-alvo.

Cabe a você saber qual finalidade busca, pois a landing page pode servir para cadastro de usuários, lista de contatos, leitura de artigos, baixar materiais como e-book e efetuar compras.

O  sucesso de um  bom funil de compras vem do quanto a landing page foi otimizada para esse serviço.

3 elementos essenciais compõem uma landing page:

  •  Um título chamativo que ajuda o leitor a entender o que irá encontrar se clicar para “ler mais”.
  • Uma breve descrição dos benefícios ao leitor se visitar e consumir conteúdo de sua página.
  • CTA (Call-to-action) induz o visitante a tomar uma iniciativa de clicar para gerar engajamento ou vendas. Chame o cliente, use “Experimente agora”, “Crie uma conta”, “Inscreva-se”.

Título

Se preocupar com o título é um passo importante para o engajamento da landing page, pois com ele você vai denominar uma das palavras-chave principais.

Essa palavra será repetida muitas vezes no texto, o que contribui para o ranqueamento do site e procura por ela nos motores de busca.

Use sempre expressões de dúvida, surpresa, pergunta ou solução. Aos olhos do cliente o título já vai fazer a primeira chamada do que ele procura.

Texto

  • O texto da landing page deve ser claro e coeso.
  • Garanta que conteúdo seja de fácil leitura
  • Use fontes suficientemente grandes de 11px a 20px. Isso garante que todos visualizem sem dificuldades.
  • O texto deve ser claro e conciso.
  • O texto deve ser de fácil leitura.
  • Otimize a landing page para web e celular, que seja acessível para visitantes de ambas.

Imagens

Imagens ajudam a transmitir a mensagem do texto, construir confiança, autoridade e credibilidade com os visitantes da landing page.

A partir desse relacionamento você transforma o visitante em cliente e retém esse mesmo cliente inúmeras vezes no site.

Até mesmo imagens de mapas, gráficos e estatísticas são recomendados para agregar ao conteúdo.

Se você não tem habilidade fotográfica, mas ainda quer imagens com boa aparência para sua landing page, sem problema!

Existem ferramentas online como Shutterstock, Adobe e Canva que lhe permitirão criar imagens de qualidade rapidamente.

Formulário

Um formulário na landing page é essencial para captação de usuários das mais diversas formas. 

Ela fornece informações valiosas sobre o tipo de público que está aderindo e visitando seu conteúdo.

Ela também é chamada de “Página de entrada” e pode ser usada das seguintes maneiras:

  • Redirecionar usuários para conteúdos específicos com base em seus gostos e interesses.
  • Coletar endereço de e-mail e dados para o uso de newsletter, sorteios, pesquisas e bonificações aos seus clientes.
  • Capturar pistas e monitorar quais páginas e conteúdo os visitantes mais consomem.

Depoimentos de clientes

Uma página com autoridade e confiança sempre fará os clientes comprarem seu produto.

Os depoimentos são uma ferramenta poderosa para convencer clientes potenciais a comprar.

Você pode usar relatos de clientes, pessoas reais de sua empresa ou até mesmo de celebridades que aderiram aos seus produtos!

Página de agradecimento

Finalmente a landing page de agradecimento. Aqui você pode revisar e acompanhar a conversão de clientes.

Por que usar uma página de agradecimento? A resposta é o fato que ela encoraja as conversões daqueles que já enviaram suas informações ou ainda irão fazê-la.

Esta landing page nos permite agradecer aos visitantes pelo tempo dedicado no preenchimento de nossos formulários ou outras ações em nosso site.

A landing page de agradecimento deve ser personalizada conforme a marca e estilo do seu negócio, capturando o envolvimento do cliente durante esse processo.

Qual a diferença entre landing page e site?

A diferença entre site e landing page tem bastante contraste. Enquanto o site foca em várias notícias, muitas vezes em todo tipo de conteúdo informativo.

A landing page tem o objetivo de captar pessoas e transformá-las em clientes potenciais. Gerar leads e engajamento com checklist, downloads de e-book e formulários.

O site se concentra em conteúdos de informação com vários menus e opções. Já a landing page foca na ação (call-to-action) que o usuário irá tomar ao preencher um formulário ou se inscrever em uma lista de e-mails.

Porque as landing page convertem mais que os sites?

O site é um recurso ótimo para uma ampla gama de pessoas, oferecendo muitos serviços e produtos. Isto dificulta para você direcionar a ações ou ofertas específicas. Já a landing page restringe o público que você quer reter.  Fala diretamente com as pessoas que vieram para aprender sobre o que você tem a oferecer e buscam um produto ou serviço que atenda suas necessidades, convertendo novos negócios.

Estes são os benefícios em concentrar a idéia central em uma única página, ao invés de sobrecarregar os visitantes com demasiada informação em um só lugar.

O que é CTA (Call-to-Action) ?

Traduzindo a CTA (chamada de ação) é um botão ou link que você usa para que os usuários cliquem em sua LP. Geralmente está localizado com bastante ênfase na página.  No topo, com cores e tamanhos chamativos.

Seu objetivo é convencer os usuários que eles devem tomar algum tipo de ação que irá solucionar ou lhes satisfazer clicando sobre ele.

A CTA deve ser clara e objetiva, para os futuros clientes descobrirem o que fazer ao clicar no botão/formulário da landing page.

Quanto menos complicadas forem, melhor chance você tem de receber cliques de visitantes que são novos ou não familiarizados com sua marca.

Como uma consultoria de marketing pode ajudar a construir uma landing page que converte?

O consultor profissional de marketing  deve verificar o que é capaz de fazer pelo seu cliente, definir um propósito e estabelecer metas, importante também moldar toda estratégia em conjunto. Seja realista sobre a landing page com seu cliente e o que ele pode alcançar em um determinado período

Considerar o quanto ele está disposto a investir no momento e qual sua busca no resultado.

O papel do consultor é limpar o caminho para você correr com seu negócio. Na dúvida, busque o trabalho de um bom profissional para catapultar o seu rendimento!