Plano de Marketing
Um plano de marketing depende de uma visão clara do momento e dos objetivos da empresa.

O que é um plano de marketing de uma empresa?

O marketing é uma das partes fundamentais de qualquer negócio. É responsável por atrair novos clientes, mantê-los e instigá-los a retornarem para novas conversões. Um plano de marketing criado de maneira correta ajuda a pesquisar o mercado, estabelecer metas e desenvolver estratégias de sucesso. E ainda assim, muitas empresas adiam a criação ou não sabem como elaborar um plano de marketing.

A boa notícia é que não precisa levar muito tempo, e há várias etapas que você pode tomar para facilitar e tornar mais eficaz.

Neste artigo, vamos lhe dar uma visão geral do que é um plano de marketing e por que é importante.

 Confira esses oito passos que irão facilitar sua gestão do plano de marketing.

Exemplos de plano de marketing:

Dependendo da empresa ou do seu negócio é válido adotar  estratégias diferentes, visando aquilo que se encaixa melhor com o que você procura.

O plano de marketing tem várias divisões e subdivisões, cada uma relacionada com um tipo de estratégia.

Além disso, é uma questão em constante evolução. Já que as empresas sempre buscam novas maneiras e tecnologias para o planejamento.

Todas as estratégias têm algo em comum que é:

  • Reduzir custos
  • Aumentar faturamento
  • Subir no ranking como empresa
  • Criar uma marca de autoridade
  • Engajar e gerar Leads

Marketing Operacional

  • Também pode ser usado o termo Marketing de Campanhas.
  • Esse tipo de plano foca em torno da causa do agora, momentânea.
  • Foco em campanhas semestrais ou comemorações de datas significativas como, dia das mães, natal, dia das crianças.
  • Marketing direto e incisivo no público-alvo da campanha.
  • Abrange propagandas e divulgações em mídias sociais e canais digitais
  • Tem o objetivo de aumentar as vendas da empresa com velocidade e de forma eficaz durante um curto espaço de tempo.

 Marketing de conteúdo

  • Foco do marketing de conteúdo é gerar engajamento em blogs e sites de notícias
  • O marketing de conteúdo é escrito por um redator ou copywriter.
  • Busca utilizar técnicas de SEO, palavras-chave para aumentar o alcance de seus textos.
  • Artigos escritos como “funil de vendas”, fazem com que o cliente se identifique na leitura e busque solucionar ali descrito.
  • É importante desenvolver textos e artigos que induzam o visitante retornar ao site, mantendo a retenção de clientes.

Marketing Estratégico

O plano de marketing estratégico você irá analisar com cuidado o público-alvo direcionado ao seu produto.

  • Elaborar pesquisas de mercado buscando montar a persona de cliente ideal para sua empresa.
  • Persona – O público-alvo específico que irá consumir seu produto. Seja criança, idoso, mulher ou condição financeira, poder aquisitivo, etc.
  • Definição de metas e gráficos sempre atualizados sobre o rendimento e perdas da campanha ativa.
  • Use com sabedoria os resultados do tráfego orgânico, use propagandas que tenham a ver com seu produto.

Como fazer um plano de marketing?

Reserve um tempo para definir seu problema: como é o sucesso de seu negócio? Como você irá medi-lo?

Se alguém lhe perguntasse “Por que preciso disto?”, o que você responderia? São pontos que devem ser claramente definidos.

Tenha em mente qual seu objetivo final e tipo de público que você pretende atrair. Também anote toda ideia de estratégia básica que você pensar.

Analise a situação atual

  • Concorrência – Você precisa saber quem são seus concorrentes do mesmo nicho e quais estratégias estão usando. Isso ajuda a definir que tipo de estratégia você irá aplicar para ser tão ou mais eficaz quanto.
  • Clientes e futuros clientes – Entender quem são seus clientes e o que eles buscam no seu produto. O plano de marketing só irá ser assertivo se você souber a persona.
  • Venda e compra – A compreensão das condições do mercado e o nicho no qual ela opera é essencial. O mercado está em constante mudança, portanto saber como agir no presente e olhar para o futuro nos permite ser mais precisos sobre qual estratégia usar.

Trace os objetivos

Esclarecer metas, possíveis conflitos e onde você pretende chegar é essencial! Concentrando seus esforços ao implementar uma campanha e garantir que tudo se alinhe com seus objetivos finais.

Você pode ter objetivos diferentes de alcance ao público em várias plataformas. Porém, ainda sim, é importante definir um foco principal para construir uma boa relação com o consumidor.

Defina um Benchmark

  • Benchmark (Benchmarking) é o processo de comparação e desempenho de uma empresa com as outras do mesmo nicho.
  • A importância do Benchmark é devido a ele dar um ponto de referência para o seu plano de marketing.
  • Você pode usar o Benchmark como uma ferramenta para verificar seu desempenho. Comparar com outras empresas, além de verificar quais erros e acertos do seu negócio, sempre buscando melhoria.

Descubra sua persona

  • Faça pesquisas de mercados
  • Defina seu cliente alvo.
  • Entenda as necessidades, desejos, problemas e valores do cliente.
  • Identificar a demografia do cliente.
  • Identificar os psicógrafos de seu público-alvo.

Desenvolva uma estratégia

No início do artigo foi mostrado os diferentes categorias de estratégias de um plano de marketing funcional. Você pode escolher aquela que combina com seu negócio, ou até mesmo adaptar da forma que se encaixe com o que busca e criar ações que serão abordadas na campanha, defina suas metas. Seja organizado, se precisar crie um cronograma e tenha controle de todos seus passos. Se você trabalha em equipe, defina o plano de marketing para todos, oriente as competências que precisam ser colocadas em prática.

Monitore a execução

Monitore a execução do seu plano de marketing. Ficar de olho em seu progresso é necessário, só assim terá noção do quanto está crescendo e seus esforços estão atingindo o sucesso esperado.  Existem inúmeras maneiras de monitorar a sua estratégia, desde ferramentas específicas a banco de dados com informações de clientes e estatísticas. O importante é ficar de olho em tendências do momento nas redes sociais, pois isso também faz parte de um bom monitoramento.

Mensure os dados

Medir dados e fazer comparações com rendimentos ou campanhas anteriores é uma ótima forma para aplicar um novo plano de marketing. Você irá aprender com erros do passado para não os repetir e lapidar os acertos na intenção de render ainda mais. Compare dados de retenção de clientes e sempre esteja por dentro de quais palavras-chave estão em ascensão nas pesquisas para o rendimento de sua estratégia digital. Ferramentas e técnicas como KPIs e a metodologia SMART, são um acréscimo de conhecimento de grande ajuda ao medir seu plano de marketing.

Atualize, corrija e amplie

O plano de marketing ao entrar em vigor pode ser modificado e atualizado regularmente se necessário. Ele pode ser útil até mesmo por vários anos com alguns ajustes, mesmo que seu negócio mude significativamente. A fórmula muitas vezes é a mesma, apenas adaptando a uma nova persona ou público-alvo diferente. Através de atualizações você tem a noção do que retirar ou implementar. Corrija o que for necessário, após os primeiros passos se tudo correr bem, você pode ampliar a estratégia com novos anúncios ou plataformas de divulgação do produto.

Como uma consultoria de marketing pode me ajudar?

Com um pouco de planejamento e alguns dados, você pode construir uma estratégia eficaz que funcione para o seu negócio. Existem profissionais qualificados que podem dar todo o condicionamento para o início do seu plano de marketing. A Evolua Consultoria está preparada para ajudá-lo a construir uma identidade única para o seu negócio, considerando todos os aspectos estratégicos e comerciais do seu negócio. Nossa equipe é formada por um consultor sênior que com o apoio de consultores associados e agências, consegue especificar e aplicar sofisticados planos de negócios que ajudarão sua empresa a alcançar novos mercados.