O maior objetivo da maioria das empresas ao pensar em comunicação é atrair mais público e atenção para o que elas são e fazem, e assim, ter uma boa presença no mercado. São feitas diferentes abordagens nos mais variados meios, porém a grande maioria fica com a impressão de que não aproveitou a oportunidade tão bem quanto poderia.
Existem muitas razões para uma ação de marketing não trazer o retorno esperado, mas a mais comum é não existir um perfeito alinhamento entre o que foi comunicado e a identidade corporativa da empresa. Sem tomar medidas para haver esta aproximação, pode ocorrer da marca ser percebida como mais uma entre muitas transmitindo uma mensagem genérica e sem um approach real com o público-alvo?
Uma realidade que pode ser apurada na maioria dos segmentos é o fato de existirem diferentes players, com diferentes propostas, formatos e características em sua forma de oferecer um produto ou serviço. O termo utilizado para explicar isso é Identidade de Corporativa, um conjunto de valores embutidos no modo de atuação da empresa, é que precisam ser percebidos pelo público.
Um erro comum nas estratégias de comunicação adotadas por algumas empresas é optar por operar sob linhas e discursos padrão, ao invés de trabalhar o que torna a oferta delas única no mercado. Este é um dos fatores que determina se existe de fato uma visão estratégica de comunicação ou apenas ações descoordenadas, que normalmente não trazem o resultado esperado. Para atingir este grau de excelência no mercado, é fundamental que haja uma profunda reflexão sobre a empresa, segmento é momento do mercado. Seguem algumas dicas importantes para estabelecer uma estratégia eficaz e direcionada para o cumprimento de metas.
Entenda o seu negócio
Toda empresa nasce com um propósito no mercado. Os fundadores enxergam uma oportunidade, definem uma forma de trabalho e gradativamente a companhia vai galgando mais e mais espaço em relação aos concorrentes. Um ponto importante é entender que o contexto da época da fundação não é estático, mercados e clientes mudam o tempo todo, por isso é importante estar atento às tendências e oportunidades que surgem.
Ao se manter atualizado, você estará se posicionando de forma privilegiada, e terá condições de construir um legado de inovação e alinhamento com o público, não caindo no ostracismo e lugar-comum do mercado.
Reflita sobre sua empresa
Afinal, qual é a sua missão? O que torna o que você faz único? O que sua empresa tem a oferecer ao marcar sua presença no mercado?
Questionamentos como os descritos acima são importantes para qualquer gestor que tenciona uma comunicação de alta performance e efetividade. Ter uma visão ampla de quem é a companhia e o impacto que ela causa no mercado são elementos básicos no planejamento de marketing de uma empresa com aspirações de construir uma forte imagem no mercado.
Conheça seu público
Empresas são feitas por e para pessoas. Por isso é fundamental que estas estejam sempre no centro das tomadas de decisão e estratégia adotada. Isso pode ser alcançado mantendo um contato próximo por redes sociais e/ou aplicativos para smartphones, pois criam um ambiente de confiança e estabelecem uma conexão mais profunda.
Métodos antiquados como realizar pesquisas por amostragem ou (ainda pior) supor o que o público espera ou valoriza são a receita para uma campanha mal sucedida. Entre em contato com seus clientes de forma transparente e genuína, e busque as informações necessárias para estabelecer parâmetros de mercado válidos para a construção de uma campanha.
Estabeleça um objetivo
Por fim, determine uma meta clara e alcançável. Uma campanha precisa contar com ações isoladas e complementares que conduzam a empresa para uma posição de mercado privilegiada em relação ao momento atual. Para tal, certifique-se de ter levantado os três pontos anteriores e compare estas informações com as pretensões da companhia no curto, médio e longo prazo.
Ao adotar as dicas acima a sua empresa estará no caminho certo para estabelecer sua presença no mercado com uma marca forte, única e atraente para o público. Desta forma a percepção de sua marca no mercado entrará em alinhamento com o real potencial da sua empresa, o que abrirá margem para uma profunda renovação e expansão do seu alcance no mercado.